07/01/16 | 16:12
Veja como obter credencial para estacionar em vaga especial. Multas por desrespeito tem novo valor.
Emissão da credencial é grátis.

Emissão da credencial é grátis.

Começou a valer nesta quinta-feira, 07, o aumento no valor da multa para quem estaciona, sem credencial, nas vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência.  A infração, que era leve, passa a ser grave, e os infratores deverão pagar mais caro na multa que era de R$ 53,20 e passou para R$ 127,69, alem do aumento no valor da multa, os que insistem em desrespeitar a norma também terão que encarar uma penalidade mais pesada quanto a pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que passou de 3 para 5 pontos. As alterações foram aprovadas a partir da lei nº 13.146 de 2015.

Conforme dados do departamento de processamento de infrações do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito, Manaustrans, de 1º de janeiro a 30 de novembro de 2015, foram registradas 3.796 multas a condutores que estacionaram nas vagas especiais sem a devida credencial. Desse total, 2.875 autos foram lavrados em vagas de idosos e 921 em vagas de pessoas com deficiência.

Os agentes do Manaustrans, que já realizam fiscalização constante nas vagas nos Shoppings Centers e áreas públicas, continuarão com as ações para coibir a prática da infração. Com a nova medida, espera-se uma redução na quantidade de condutores infratores.

CARTELA-CREDENCIAL-IDOSOSCREDENCIAL – Para retirar a credencial de idoso, o interessado deve dirigir-se à sede do Manaustrans munido de identidade, CPF e comprovante de residência. No caso das pessoas com deficiência, deve ser apresentado também o documento, assinado por um médico, que comprove a deficiência ou síndrome de quem vai obter a credencial.  A credencial é pessoal, intransferível e deve estar no painel do veículo ou em local visível. Se for constatado que outra pessoa usou o documento para estacionar em vaga especial sem a presença do credenciado, a credencial será suspensa.  O documento pode ser obtido na sede do Manaustrans, Avenida Tefé, 850 – Japiim, no horário das 8 às 14 horas de segunda a sexta. A inscrição e a emissão do documento são grátis. O cartão é emitido na hora.