13/06/16 | 15:31
Taxistas participam do projeto “Condutor Consciente”
Educador Francisco Rodrigues coordena as palestras do projeto 'Condutor Consciente'.

Educador Francisco Rodrigues coordena as palestras do projeto ‘Condutor Consciente’.

Cerca de 20 taxistas da zona Sul de Manaus, participaram, na manhã desta segunda-feira, 13, da palestra do projeto “Condutor Consciente”, realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio da equipe de educação do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans). O encontro foi realizado no Centro de Educação de Trânsito Honda, bairro Novo Aleixo, zona Norte, e faz parte das atividades diárias do Manaustrans para multiplicar informações sobre trânsito seguro.

O grupo recebeu informações sobre  os cuidados essenciais à segurança no trânsito e como evitar acidentes. Um dos destaques da palestra foi a atualização sobre as leis que regulam a circulação de veículos e pedestres.

“Os taxistas estão constantemente no trânsito, pois é o seu espaço de trabalho. Consideramos muito importante orientá-los e levar a mensagem de trânsito seguro a esses profissionais. Enfatizamos informações do dia-a-dia como a utilização correta dos equipamentos de segurança, faróis, setas, buzina e atenção que podem fazer toda a diferença quando aplicadas por cada um”, destacou o educador de trânsito do Manaustrans, Francisco Rodrigues.

Turma participante do "Condutor Consciente".

Turma participante do “Condutor Consciente”.

Para o taxista Jhon Kelvin, 35, a palestra foi muito boa, pois reforçou os conhecimentos sobre o Código de Trânsito Brasileiro, e também falou sobre comportamentos que podem ajudar a construir um trânsito melhor. “Acredito que se eu mudar a minha própria atitude e cada pessoa também mudar a sua, todos podemos melhorar o trânsito para a sociedade”, constatou.

Empresas públicas ou privadas interessadas em obter a formação do “Condutor Consciente” para seus motoristas profissionais, podem solicitar o treinamento através do e-mail educacao.manaustrans@gmail.com.

Texto e fotos: Helton de Lima