16/02/18 | 10:16
Sinalização reforçada e mais segurança no trânsito

Av. Codajás com nova sinalização.

Corredores de tráfego e vias locais de várias zonas da cidade estão recebendo revitalização na sinalização de trânsito. O trabalho é executado pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) para promover mais segurança na circulação de veículos e pedestres.

Na Avenida Via Láctea, bairro Morada do Sol, zona Centro Sul, as lombadas receberam sinalização horizontal e vertical para destacar que o condutor deve reduzir a velocidade no local. A mesma via ganhou novas placas para regulamentar a velocidade máxima de 40 km/h e linhas de retenção no cruzamento com vias locais. A Avenida Constelação, que cruza a Via Láctea, também foi sinalizada com linhas de bordo e duplas amarelas que organizam o tráfego com a orientação de sentido dos veículos.

A Avenida Codajás, uma das mais movimentadas do bairro Cachoeirinha, zona Sul, está com sinalização revitalizada após novo recapeamento asfáltico executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). Nessa avenida, onde estão situados hospitais, postos de saúde, universidades e escolas, o trânsito está mais ordenado com a implantação de sinalização horizontal que inclui novas faixas de pedestres, linhas duplas amarelas, de bordo e legenda PARE nas intercessões das ruas Urucará, Maués, Marques da Silveira e Carvalho Leal. Também foram implantadas rampas para acessibilidade de pessoas com deficiência.

O trabalho de sinalização de trânsito também avançou para vias locais dos bairros. No bairro de Petrópolis, as ruas Zulmira Bittencourt, Bernardo Michilles e Crisanto Jobim receberam linhas duplas amarelas para ordenar o tráfego de veículos. A dona da casa Marileide Soares, moradora do bairro de Petrópolis há vinte anos, gostou de ver o trabalho de sinalização realizado pela Prefeitura de Manaus. “ Agora os motoristas estão dirigindo com mais organização e nós estamos mais seguros para atravessar a rua”, enfatizou.

Redutor de velocidade na Av. Via Láctea.

SINALIZAÇÃO REFORÇADA – O Manaustrans implantou balizadores cilíndricos refletivos  nas Avenida Theomário Pinto e Darcy Vargas, nos acessos para o viaduto sobre a Avenida Constantino Nery. A nova sinalização permite a visualização em longa distância e orienta o fluxo de veículos para o acesso à passagem inferior do viaduto. O balizador resistente a impactos, ideal para canalização de tráfego ou divisão de fluxo. “

“A sinalização é fundamental para ordenar o sentido dos veículos e garantir a circulação mais segura dos pedestres. O trabalho executado segue a coordenação do diretor presidente do Manaustrans, Franklin Pinto, com a orientação do prefeito Arthur Neto que trabalha para proporcionar trânsito mais organizado na cidade”, destacou o diretor de Engenharia do Manaustrans, Manoel Reis Jr.

De acordo com o diretor presidente em exercício do Manaustrans, André Souza, as vias bem sinalizadas proporcionam melhor visualização e contribuem para a segurança de condutores e pedestres. “ Sinalizar as vias é uma das prioridades da prefeitura de Manaus para conquistar a redução de acidentes e proporcionar mais fluidez ao trânsito. Estamos no caminho certo para evitar as ocorrências com vítimas e reduzir as situações que provocam retenção e lentidão no tráfego”.

Fotos: Marcelo Lima/Assessoria Manaustrans