03/02/14 | 16:52
Sinalização prioriza faixas de pedestres

As ruas da Zona Norte de Manaus irão receber cerca de 130 faixas de pedestres neste mês de fevereiro. O trabalho da Prefeitura de Manaus para promover segurança no trânsito prioriza áreas de escolas, igrejas, trechos com intensa circulação de pedestres e vias recentemente recapeadas.

A sinalização será executada pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans). A programação inclui ruas da Cidade Nova, Mutirão, Nova Cidade, Novo Israel, Terra Nova, Santa Etelvina, Monte das Oliveiras, Colônia Santo Antônio, Comunidade São Pedro e Tarumã.

Implantadas – No mês de janeiro o Manaustrans implantou em torno de 120 faixas de pedestres. Nos últimos seis meses, foram mais de setecentas faixas. A sinalização está presente nos bairros do Alvorada (zona Oeste); no Morro da Liberdade (zona Sul); Educandos (zona Sul); Colônia Oliveira Machado (zona Sul); Petrópolis; Praça 14, Compensa e no Conjunto Manôa (zona Norte). A meta do Manaustrans é encerrar 2014 com cerca de duas mil faixas de pedestres implantadas, em todas as zonas da cidade.

O Manaustrans também está concluindo sinalização nas avenidas Brasil, Pedro Teixeira, Dom Pedro, Loris Cordovil, Constantino Nery, Max Teixeira, Noel Nutels, Autaz Mirim e Desembargador João Machado. Ainda está incluído o acabamento da sinalização nas avenidas Umberto Calderaro, Mario Ypiranga e no viaduto Gov. Plinio Coelho, zona Centro-Sul.

Além das faixas de pedestres, essas vias recebem linhas de retenção, linha de continuidade, linhas brancas seccionadas, linhas de bordo de pista e mosaicos em cruzamento de ruas.

Representantes de comunidades interessados em sugerir sinalização de trânsito devem ligar para o 0800 092 1188 ou apresentar a solicitação no setor de Atendimento do Manaustrans,  avenida Tefé,850 (Japiim), de segunda a sexta, das 8 às 14 horas.