16/07/14 | 15:49
Sinalização de trânsito garante maior segurança em vias da zona Oeste

A sinalização também será implantada em todas as zonas da cidade

Começou na noite desta quarta-feira, 16, a revitalização da sinalização de trânsito na Avenida Brasil. A ação dá continuidade à implantação das ações de segurança viária planejadas pela Prefeitura de Manaus. Além das vias da zona Oeste, o trabalho será estendido a todas as outras zonas da cidade.

Estão sendo implantadas linhas de retenção em cruzamentos, legendas ‘pare’, linhas de bordo de pista, linhas duplas amarelas e revitalização de faixas de pedestres. O trabalho é executado pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) no período noturno para não afetar a rotina dos moradores.

A sinalização é feita com tinta termoplástica, o que garante maior durabilidade quando aplicada no asfalto. As linhas e faixas são refletivas e podem ser vistas com mais visibilidade durante a noite.

O principal objetivo da sinalização é reduzir o número de acidentes e proporcionar segurança para condutores e pedestres. “A Prefeitura de Manaus começou este trabalho pela zona Oeste e vai ampliar a sinalização para todas as zonas da cidade. Estamos entrando em ruas que nunca tinham recebido sinalização”, informou o diretor presidente do Manaustrans, Paulo Henrique Martins.

Nova sinalização

Além de toda a extensão da Avenida Brasil, a nova sinalização pode ser vista nas seguintes vias do bairro da Compensa: Travessa Abraão Cardoso, Rua Boa Esperança, Rua Teófilo Dias, Rua Arterial Norte, Quadra 10 com Avenida Brasil; Via local Norte H também com Avenida Brasil; Via local Norte E e Av. Brasil , Rua Emely Santos, Rua T6, Rua Tobias Barreto e Rua Amazonas.

A legenda PARE, pintada no asfalto, está implantada nos seguintes trechos que fazem esquina com a avenida Cirilo Neves, ainda na Compensa: Rua T4 ; Rua T5; Rua T6; Rua Santa Luzia; Rua 04; Rua 02; Rua Nelson Rodrigues; Rua 08; Rua 06 e Rua Belo Horizonte.

No bairro de São Jorge a sinalização está implantada em cruzamentos da avenida Brasil com as seguintes ruas: Voluntários da Pátria, Paraguaçu, Guanabara, Artur Reis e Senador Cunha Melo.

O bairro de Vila da Prata também recebeu nova sinalização horizontal nas seguintes ruas: Paraguaçu, Voluntários da Pátria, Brasil, Senador Cunha Melo, São José, Santa Luzia, Ajuricaba e Benjamin Lima.

Em Santo Antônio, o trabalho já foi executado nas avenidas Luís de Camões, Raul Azevedo e Padre Francisco, além das ruas São Pedro, São Francisco, Prosperidade, Belo Horizonte, Rua da Estanave e Professor Evangelista Brown.
Fotos: Tácio Melo