26/04/17 | 20:26
Projeto Condutor Consciente comemora três anos de orientação para trânsito seguro
Educador do Manaustrans, Warrison Freitas, orienta mototaxistas.

Educador do Manaustrans, Warrison Freitas, orienta mototaxistas.

A mudança de comportamento ao volante e atitudes que resultem na redução de acidentes de trânsito foram as mensagens reforçadas na palestra que marcou, nesta quarta-feira, 26/4, os três anos do Projeto Condutor Consciente, lançado pela Prefeitura de Manaus. As atividades vêm sendo desenvolvidas por educadores do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) que já alcançaram cerca de 3.800 motoristas de empresas públicas e privadas com as orientações.

As palestras abordam temas como atualização da legislação de trânsito, direção defensiva e ênfase para atitudes que representam respeito, solidariedade e segurança para todos que conduzem veículos nas vias da cidade. “Acreditamos que este projeto convoca a todos para que colaborem na redução de acidentes. Por isso, o prefeito Arthur Neto recomenda empenho máximo nas ações de trânsito para que a mensagem de respeito à vida seja um exercício diário e cada vez mais ampliado”, acentuou Franklin Pinto, diretor presidente do Manaustrans.

Para marcar os três anos do Projeto foi anunciada a criação de cinco turmas de capacitação formadas por colaboradores do Manaustrans. A palestra inicial para condutores de viaturas operacionais foi realizada pelo Ten.Cel. da Polícia Militar, Ronilton Jacinto. A enfermeira chefe do setor de Educação do Samu, Leda Sodré, também orientou os participantes.

Enfermeira chefe do setor de Educação do Samu, Leda Sodré.

Enfermeira chefe do setor de Educação do Samu, Leda Sodré.

Haverá ainda a ampliação de turmas para mototaxistas encaminhados pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), parceira do Projeto. “Estamos todos os dias nas ruas e queremos aprender mais para conduzir melhor e com segurança”, disse Francisco Moraes de Almeida, mototaxista participante da palestra.

Sobre o Projeto – O Projeto Condutor Consciente foi lançado pela Prefeitura de Manaus em abril de 2014, após o trágico acidente de 28 de março, quando 16 pessoas morreram em uma colisão entre uma caçamba e um microonibus, na Avenida Djalma Batista. O projeto é realizado em parceria com o Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), Samu, Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e o Programa Vida no Trânsito. Empresas públicas ou privadas interessadas em obter a formação do projeto ‘Condutor Consciente’ para seus motoristas profissionais podem solicitar pelo e-maileducação.manaustrans@gmail.com.

 

Fotos: Altemar Alcântara/Semcom