25/07/17 | 18:04
Prefeitura reforça informações sobre trânsito seguro e distribui mudas de árvores no Dia do Motorista

O Dia Nacional do Motorista foi comemorado nesta terça-feira,25/7, em Manaus com atividades que incluíram atualização de informações sobre legislação de trânsito, reforço de procedimentos que resultem em comportamento seguro ao volante e distribuição de mudas de árvores para os condutores. A programação da Prefeitura de Manaus foi direcionada para os servidores municipais e para condutores que circularam nas vias da zona Oeste.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) foi o primeiro órgão municipal a receber a equipe do Manaustrans, que realizou palestra “Sou mais um por um trânsito mais seguro” , para cerca de quarenta motoristas que compartilharam suas vivências diárias e receberam orientações sobre normas de circulação. Em  seguida, educadores e participantes da palestra distribuíram mudas para motoristas e pedestres, na avenida Brasil, Compensa, Zona Oeste.

Distribuição de mudas para condutores

A dona de casa Gleice Elizabeth Falcão, moradora do Santo Agostinho, pegou mudas para plantar no jardim. “Sai de casa para comprar mantimentos e gosto muito de plantas. Por isso, adorei essa ação de distribuição de mudas da Prefeitura”, afirmou. Daiana Souza, 35, moradora do São Jorge, levou uma muda de cupuaçu para plantar no quintal. Assim como Renata Queiroz, 31, e Sebastião Guedes, 39, moradores da Compensa.

De acordo com o chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo, o trabalho integrado entre os órgãos que realizam ações de educação por meio de atividades socioambientais é uma estratégia positiva. “Atividades socioambientais e de educação para o trânsito não podem estar desvinculadas porque fazem parte do mesmo contexto e produzem um efeito determinante e com o foco para as futuras gerações”, afirmou.

No período da tarde os educadores do Manaustrans fizeram uma palestra para os servidores da Secretaria Municipal de Administração (Semad). A secretária Luiza Maria Bessa Rebelo fez a abertura da programação e ressaltou a

Secretária Luiza Rebelo faz a abertura da palestra na Semad.

importância das mensagens transmitidas aos servidores. “Acredito que o trânsito pode ser melhor se cada um ter atitudes de respeito e atenção. Isso vale  não só para o condutor, mas também para o  pedestre”, ressaltou.

Para o educador de trânsito e palestrante , Francisco Rodrigues, o contato com os servidores durante as palestras foram marcantes,  devido às experiências e ensinamentos compartilhados entre os condutores. “Nossos ensinamentos são fundamentais, pois além de repassarmos orientações de comportamentos ao volante, formamos multiplicadores de trânsito mais seguro e o resultado é o melhor convívio nas vias” frisou Rodrigues.

De acordo com o diretor de engenharia do Manaustrans, Manoel Vieira Jr., a parceria com as demais secretarias tem sido bastante positivas. “Oferecemos palestras e orientações. Essa atividade tem colaborado para os condutores terem uma postura segura e harmoniosa quando estão no veículo”, ressaltou.

Fotos: Arlesson Sicsú / Semmas e Marcelo Lima/Manaustrans

Texto: Assessorias Semmas e Manaustrans