18/09/13 | 15:21
PREFEITURA LANÇA SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO COM CAMPANHA PARA PEDESTRES

A Prefeitura de Manaus lançou nesta quarta feira, 18, a campanha publicitária MANAUS NA FAIXA,  com o objetivo  de alertar pedestres sobre a forma correta de atravessar ruas, usando faixas ou pasarerelas,  e para conscientizar motoristas a respeitar a faixa de pedestres. A campanha fez parte da programação da Semana Nacional do Trânsito comemorada em todo o Brasil. Ainda na quarta-feira, o Manaustrans realizou panfletam na Alameda Cosme Ferreira.

Par dar continuidade  a programação da Semana,  técnicos e educadores do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito ( Manaustrans ) vão desenvolver diversas atividades para chamar a atenção de temas ligados ao trânsito.  Nesta quinta feira, 19, será realizada uma blitz educativa voltada para motociclistas. Eles receberão orientações sobre normas de segurança para  conduzir motos e evitar acidentes. As atividades se estenderão até o dia 24 de setembro.
De acordo com dados do Manaustrans,  no período de JANEIRO A AGOSTO , os dados envolvendo motociclistas são: 2012 – 38 mortes;
de 2013 – 46 mortes. Comparativo dos dois anos aponta um aumento de 21,05% nos casos de acidentes de trânsito fatais envolvendo motociclistas.
Veja a programação completa:

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO –18 a 25 de SETEMBRO DE 2013.

Dia: 18/09 (Quarta-Feira)

Evento: Abertura da Semana Nacional de Trânsito –

Local: Alameda Cosme Ferreira – Shopping São José, em frente à Maternidade Ana Braga

Ponto de Encontro: Praça ao lado do Shopping São José

Atividades: blitz educativa, abordagem lúdica, panfletagem

Parceria: SEMED, SMTU, SEMSA, SestSenat, Bolsa Universidade, Trânsito Ação, Subcomissão do Projeto Vida no Trânsito

Público-Alvo: Condutores, pedestres

Dia: 19/09 – (Quinta-Feira)

Evento 1: Blitz educativa com foco no motociclista

Local: Alameda Cosme Ferreira – Zumbi II, em frente ao CMEI Poeta Manoel Bandeira (pertencente ao Projeto Transversalizando o Trânsito)

Atividades: abordagem lúdica, panfletagem, distribuição de brindes

Hora: 9h às 10h/ 15h às 16h

Público Alvo: Motociclista.
Dia: 20/09 – (Sexta-Feira)

Evento 1: Abordagem educativa com foco no pedestre.

Local: Praça da Saudade (Ramos Ferreira com Epaminondas e Ramos Ferreira com Ferreira Pena)

Hora: 9 horas

Atividades: abordagem lúdica, panfletagem

Evento 2: Ação educativa com foco no condutor

Local: Bares da zona sul e centro sul

Atividades: abordagem itinerante nos bares, panfletagem

Parceria: DETRAN, SEMED, SMTU, SEMSA, SestSenat, Bolsa Universidade, Trânsito Ação, Subcomissão do Projeto Vida no Trânsito

Hora: 19h  – Concentração  – sede do Detran- Av. Mario Ypiranga Monteiro

Público Alvo: Freqüentadores em geral / Motoristas

21/09 – (Sábado) Dia Municipal pela Paz no Trânsito

Evento: Blitz educativa com foco nos condutores do sistema de transporte

Local: Alameda Cosme Ferreira, em frente à Feira Municipal do Coroado

Atividades: Abordagem lúdica, panfletagem

Hora: 9h às 10h30

Público Alvo: Condutores e profissionais do transporte coletivo

22/09 – (Domingo) Dia Mundial sem carro

Evento: Pedalada pela Vida – grupos de ciclistas saem de pontos definidos tendo como ponto de chegada o Teatro Amazonas.

Pontos de Saída:

a)    Avenida das Torres – posto BR

b)    Alameda do Samba

c)    Av. do Ipase – Compensa

d)    Parque dos Bilhares

Atividades: panfletagem, abordagem lúdica

Parceria: Grupos de ciclistas de Manaus, SEMED, SMTU, SEMSA, SestSenat, Bolsa Universidade, Trânsito Ação, Subcomissão do Projeto Vida no Trânsito Hora: 8h

23/09 – (Segunda-Feira)

Evento 1: Ação Educativa nas escolas do Tarumã – Escola Municipal Irmã Serafina Cinque (pertencente ao Projeto Transversalizando o Trânsito) Atividades: Palestras, abordagem lúdica e panfletagem na via

Hora: 9h / 14h

Público Alvo: alunos, professores e comunidade

Evento 2: III SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho

Local: ARM Telecomunicações e Serviços de Engenharia S/A – av. Cosme Ferreira, 3016 – Coroado III

Atividades: Palestra sobre Direção Defensiva”

Público Alvo: funcionários condutores

24/09 – Terça-Feira

Evento 1: Blitz Educativa com foco em condutores e pedestres

Local 1: Av. Djalma Batista – cruzamento com a rua João Valério

Local 2: Av. Djalma Batista – faixas de pedestres em frente aos bancos

Atividades: abordagem lúdica, panfletagem

Hora: 9h às 11h – 15h às 16h

Público Alvo: Condutores e pedestres

Evento 2: Ação Educativa com teatro de fantoches

Local: CMEI Escritor Raul D’avila Pompéia (pertencente ao Projeto Transversalizando o Trânsito)

Atividades: teatro de fantoches e oficinas pedagógicas

Hora: 9h e 15h

Público Alvo: Alunos de 04 e 05 anos (pré-escolar)

25/09 – Quarta-feira – Encerramento da Semana de Trânsito

Evento: I Seminário Intersetorial do Projeto Vida no Trânsito

Atividades: Lançamento do plano de ação local do Projeto Vida no Trânsito, assinatura do termo de cooperação técnica do Projeto Vida no Trânsito.

Hora: 14h às 17h

Local: Auditório da Prefeitura de Manaus

Público Alvo: Profissionais do Trânsito

26/09 – Quinta-feira – I Seminário Intersetorial do Projeto Vida no Trânsito

Atividades:

8h30 às 09h30 – Conferência Magna “Ações e políticas nacionais voltadas à redução dos acidentes de trânsito”;

10h30 às 11h30 – Mesa redonda 1: Impactos da violência no trânsito em Manaus;

13h30 às 14h30 – Mesa redonda 2: Implicações legais do uso de álcool associado à direção de veículos automotores;

15h30 às 16h30 – Mesa redonda 3: Comportamento seguro de pedestre e ciclistas no trânsito.

Foco da campanha é o respeito à faixa de pedestres