18/09/19 | 15:59
Prefeitura enfatiza educação na abertura da Semana Nacional de Trânsito

Jogos com material reciclado.

O trabalho apresentado por crianças e gestores da Escola Municipal Cleonice Menezes, bairro Jorge Teixeira, zona Leste, representou, nesta quarta-feira, 18/09, o início da programação da Prefeitura de Manaus para a Semana Nacional de Trânsito 2019, que se estende até o dia 25 sob a coordenação de educadores do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). A escola é uma das 410 instituições de ensino do município a adotar o tema trânsito seguro dentro das salas de aula.

Foram apresentados jogos pedagógicos elaborados a partir de produtos reciclados para mostrar como entender as regras de trânsito e o respeito às sinalizações. Maquetes interativas , construídas com material reaproveitado, contribuíram para orientar adultos e crianças sobre o respeito entre todos que compartilham as vias da cidade: motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Os educadores da Gestão de Transportes do IMMU , em tom teatral e bem humorado, ensinaram às crianças como  valorizar o acesso ao transporte coletivo. Enfatizaram como o respeito e o zelo podem garantir o transporte público com qualidade para todas as pessoas.

O evento contou ainda com a apresentação de alunos da escola Cleonice Menezes que declamaram poemas sobre o trânsito. O grupo de percussão musical Curumim na Lata também se apresentou e, entre o repertório, entoou o hino nacional.

“No início deste ano adotamos nas salas de aula o projeto Transversalizando o Trânsito, lançado pela Prefeitura de Manaus. Nossas crianças passaram a entender como o trânsito faz parte da vida delas e como podem contribuir para reduzir acidentes. Nosso empenho é oferecer os caminhos para que nossos alunos sejam  multiplicadores da mudança de comportamento entre todos que estão no trânsito ”, destacou a diretora da Escola , Marinete Lira.

Diretor presidente do IMMU, Manoel Paiva, faz a abertura do evento.

O diretor presidente do IMMU, engenheiro Manoel Paiva, fez a abertura da SNT e destacou a importância da  programação que enfatiza atividades educativas. ” O prefeito Arthur Neto se envolve diretamente com as ações de educação de trânsito porque acredita que este é o caminho mais seguro para a cidade conquistar um trânsito com menos acidentes. Vejo nas crianças envolvidas neste trabalho, a certeza de que a Prefeitura  de Manaus está formando condutores e pedestres mais conscientes”, destacou.

PROGRAMAÇÃO – Nesta quinta-feira, 19/09, a programação da Prefeitura de Manaus para a Semana Nacional de Trânsito inclui duas atividades. Às 9 da manhã, será realizada uma orientação para condutores e pedestres na Avenida Autaz Mirim, esquina com Itaité, bairro Tancredo Neves, zona Leste. No local, educadores e agentes de trânsito vão enfatizar o respeito à faixa e ensinar como os pedestres podem atravessar a rua, de forma segura. A segunda atividade, no mesmo horário, será uma palestra para cumpridores de penas alternativas de crimes de trânsito. A apresentação coordenada por um educador do IMMU será realizada no Forum Henoch Reis, zona Centro-Sul.