27/02/14 | 11:38
Prefeitura divulga ações para segurança no trânsito durante o Carnaval

Com a proximidade dos principais eventos de carnaval na cidade, a Prefeitura de Manaus, por meio do Manaustrans, definiu na manha desta quarta-feira (26), as ações que serão realizadas durante o período carnavalesco. Denominada “Operação Carnaval – Trânsito seguro”, o objetivo da Prefeitura é garantir aos foliões a segurança nos deslocamentos, além de disponibilizar informações aos condutores relativas a interdições e opções de desvio.

A operação inicia nesta quinta-feira (27), durante o desfile das escolas de samba do grupo C e segue até a madrugada de quarta-feira (05/03), no encerramento do Carnaboi. O Manaustrans contará com um efetivo de 300 agentes nesse período que atuarão não somente no entorno do Centro de Convenções (sambódromo), como também em algumas bandas e blocos, como a do Galo e Piranhas.

De acordo com o diretor de operações de trânsito, coronel Raimundo Encarnação, é necessário que os condutores e foliões atentem para as interdições que ocorrerão nas proximidades desses eventos para que desvie antecipadamente e colabore para que haja um impacto menor no tráfego de veículos.

Equipes do setor de Educação para o Trânsito do Manaustrans também estarão presentes com orientação sobre trânsito seguro e distribuição de panfletos durante as festividades no sambódromo.

Veja os detalhes e as principais interdições viárias durante o período:

Dia 27/02 – quinta-feira

EVENTO Desfile das Escolas de Samba Grupo C LOCAL: Sambódromo

EFETIVO – 60 agentes de trânsito

OBSERVAÇÕES: Presença de agentes no entorno do Sambódromo a partir das 17 horas.

– Trânsito não será interditado, somente se for realmente necessário.

– Acesso de carros alegóricos só será permitido pela avenida Loris Cordovil.

Dia 28/02 – sexta-feira

EVENTO Desfile das Escolas de Samba Grupo A e B LOCAL: Sambódromo

EFETIVO – 80 agentes de trânsito

OBSERVAÇÕES: A Trav. Pedro Teixeira (rua ao lado da Delegacia Geral) será interditada por blocos de concreto (tabajaras) de sexta-feira (28/02) até o final do Carnaboi (05/03)

– As Avenidas do Samba e Belmiro Vianez deverão ser interditadas a partir das 09h a fim de proibir estacionamento;

A Av. Pedro Teixeira poderá ser interditada no trecho entre Av. Constantino Nery e Av. Belmiro Vianez, a partir das 18h00. A interdição poderá estender-se  até o Hospital Tropical caso haja necessidade, de acordo com a avaliação do comandante da operação.

Dia 01/03 – sábado

EVENTO Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial LOCAL: Sambódromo

EFETIVO – 147 agentes de trânsito

OBSERVAÇÕES: Presença de agentes a partir das 13 horas. Trânsito interditado na Alameda do Samba e rua Belmiro Vianez.

– Vias interditadas a partir das 16 horas – Avenida Pedro Teixeira, entre Constantino Nery e rua Francisco Orellana (em frente ao Hospital Tropical),  Avenida Loris Cordovil , entre Constantino Nery e rua Vivaldo Lima e Avenida Pedro Teixeira , entre Constantino Nery e Djalma Batista.

OPÇÕES DE DESVIO:

– Os veículos que trafegam na Constantino Nery (sentido B/C) em direção ao Dom Pedro ou Ponta Negra deverão seguir até a Theomário Pinto (Darcy Vargas) e seguir até a Bola das Letras e retomar o trajeto normal;

– Os veículos que trafegam na Constantino Nery (sentido C/B)  em direção à Alvorada e Planalto deverão seguir até o viaduto próximo à Rodoviária,  e acessar a Av. Desembargador João Machado (Estrada dos Franceses);

– Os veículos que trafegam na Av. Pedro Teixeira oriundos da zona Oeste e Centro-Oeste em direção à Constantino Nery serão desviados à esquerda para a rua  Francisco Orellana (em frente ao Hospital Tropical) seguindo  pela rua Álvaro Maia até a rua Lóris Cordovil. Os veículos de grande porte que trafegam neste trecho e sentido deverão ser desviados na Av. Dom Pedro.

– Presença dos educadores do Manaustrans com panfletagem de mensagens e orientações sobre trânsito seguro.

Dia 02/03 – domingo

EVENTO Bloco das Piranhas LOCAL: Sambódromo

EFETIVO – 70 agentes de trânsito

OBSERVAÇÕES: – Via interditada da Av. Pedro Teixeira, trecho da Av. Constantino Nery até o Hospital Tropical.

Dia 03 e 04/03 – segunda e terça-feira

EVENTO Carnaboi  LOCAL: Sambódromo