06/04/15 | 14:33
Prefeitura começa a fiscalização na Faixa Azul da avenida Mário Ypiranga

O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) iniciou nesta segunda-feira, 6, a fiscalização da Faixa Azul para o transporte coletivo na Avenida Mário Ypiranga Monteiro (antiga Recife), zona Centro-Sul.  A presença dos agentes de trânsito ocorre 30 dias após a implantação da sinalização e do trabalho educativo realizado pela Prefeitura de Manaus na via.

O corredor começa após o viaduto Miguel Arraes e se estende até a Rua Teresina, bairro Adrianópolis. É importante ressaltar que durante o período de implantação da sinalização e de adaptação ao novo sistema, não houve multas para os condutores.

Regras

Na avenida Mário Ypiranga, a faixa azul para ônibus pode ser utilizada por outros veículos apenas no momento em que estes precisarem acessar garagens ou fazer conversões nas esquinas à direita. Além disso, o veículo não pode prosseguir pelo corredor por mais de um cruzamento. Esta manobra indica que o condutor transitou continuamente pela faixa azul e não entrou nela apenas para a conversão.

“Se não for seguida essa regra, o agente de trânsito fará a autuação. Nas primeiras três horas de fiscalização, tivemos apenas 25 pessoas autuadas. É um número muito pequeno e com isso podemos perceber que a população entendeu a proposta e está cumprindo as regra de trânsito, utilizando a faixa de forma correta. Isso mostra que nosso trabalho de educação no trânsito foi bem feito e que os condutores entenderam o recado”, afirmou Paulo Henrique.

De acordo com o artigo 184, inciso primeiro do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), “transitar com o veículo na faixa ou pista da direita, regulamentada como de circulação exclusiva para determinado tipo de veículo, exceto para acesso a imóveis lindeiros (vizinhos) ou conversões à direita” é infração leve (três pontos na carteira de habilitação) e a multa é de R$ 53,20.

Linhas de ônibus

O objetivo da Prefeitura de Manaus ao implantar mais esta faixa destinada ao transporte coletivo é reduzir o tempo de viagem das linhas de ônibus que circulam em outras zonas da cidade. A maioria das linhas que passam pela avenida Mário Ypiranga saem de bairros da zona Norte com destino a Cachoeirinha, zona Sul.

A quantidade de linhas que circulam pela avenida Mário Ypiranga é dividida em dois trechos. Entre o Viaduto Miguel Arraes e a rua Salvador, passam 24 linhas que atendem cerca de 93 mil usuários durante o dia. A partir da Salvador até a rua Teresina, mais 13 linhas, oriundas principalmente da zona Leste, passam a circular pela via, totalizando, nesse trecho, 37 delas. Em média, as 37 linhas atendem diariamente a 143 mil usuários.Fotos: Márcio James