09/05/17 | 14:09
Palestra sobre “Maio Amarelo” para condutores apenados

WhatsApp Image 2017-05-09 at 11.23.35

A palestra foi realizada na manhã dessa terça-feira, 09/5 na vara de Execuções de Medidas e Penas Alternativas (Vemepa), localizado no Fórum Henoch Reis, zona Centro-Sul de Manaus. No encontro, cerca de 30 apenados receberam orientações de educação e crime de trânsito, além de serem orientado sobre o movimento Maio Amarelo que buscar conscientizar a sociedade e reduzir o índice de acidentes de trânsito.

Segundo o educador de trânsito do Instituto Municipal e Fiscalização de Trânsito (Manaustras), Francisco Rodrigues, os condutores apenados saem com outra visão e mais conscientes acerca do trânsito. “Eu procuro mostrar para eles que esse tipo de trabalho serve para que eles se conscientizem e reflitam o porquê de estarem naquela sala. E que busquem diariamente serem condutores melhores e mudem suas atitudes no trânsito.

A Atividade faz parte de um Termo de Cooperação Técnica assinado entre a Prefeitura de Manaus e o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) para estabelecer penas alternativas aos condutores encaminhados pela Vara de Execuções de Medidas e Penas Alternativas (Vemepa). Desde que o projeto de educação para o trânsito foi lançado , em março de 2015, o Manaustrans ministrou palestras para 27 turmas de apenados, que totalizaram 1.111 participantes.

No decorrer do ano de 2017, novas palestras serão realizadas pelo Manaustrans para os motoristas infratores que forem encaminhados pela Vemepa. Além dos encontros, os participantes também são indicados pela Justiça a prestar serviços comunitários como pena alternativa.