25/04/16 | 20:34
Obra emergencial ocupa uma faixa na avenida Djalma Batista
Trecho da faixa está isolado com blocos de concreto.

Trecho da faixa está isolado com blocos de concreto.

As obras de recuperação emergencial em uma tubulação de drenagem profunda que cedeu na tarde do último domingo, 24, ocasionando o afundamento em ​uma parte da calçada da avenida Djalma Batista, bairro Parque 10, zona Centro-Sul, foram iniciadas nesta segunda-feira, 25, em caráter emergencial, o serviço tem o prazo estimado de 20 dias para ser concluído.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) está executando a ampliação e recuperação dos tubos armcos da drenagem profunda, responsáveis pela vazão do igarapé do Passeio do Bindá, que corta a Avenida Djalma Batista, do trecho entre a rua Rondônia (saída do Conjunto Eldorado) e a Avenida Pedro Teixeira.

O trabalho iniciou com a contenção do rip-rap, para diminuir a infiltração na área afetada. Tubos de PVC estão sendo usados para desviar a água da rua e facilitar a recuperação de três metros da rede de drenagem. Cerca de cinco metros cúbicos de areia já foram utilizados no local.

De acordo com o subsecretário de Serviços Básicos da Seminf, Antônio Peixoto, o tempo e o grande fluxo das águas da chuva durante este período contribuíram para romper as tubulações antigas que existem no local, comprometendo a estrutura da obra e ocasionando o afundamento da via.

“Vamos usar uma escavadeira mecânica para abrir a vala e termos acesso para fazer o trabalho de recuperação dos tubos armcos que, por serem bem antigos e devido a infiltração, se romperam com a força das águas das chuvas nos últimos dias. Em seguida, vamos refazer o rip-rap, recuperando toda a base. Assim que finalizarmos essa etapa, será refeita a calçada e o pavimento”, explicou.

Trânsito

Para poder executar o serviço de recuperação da área com maior segurança para os trabalhadores, pedestres e condutores que circulam na via, o Manaustrans informa que uma faixa à direita, no sentido centro/bairro, da Avenida Djalma Batista, no trecho entre a Rua Rondônia (saída do Conj. Eldorado) e a Avenida Pedro Teixeira, ficará interditada. O trecho está sinalizado.  Os agentes do Manaustrans permanecem no local fazendo o monitoramento do trânsito.

A orientação é que os motoristas que seguem em direção às zonas Norte e Oeste evitem utilizar a Djalma Batista e optem pelas avenidas Constantino Nery e Mario Ypiranga.

Texto: Asscom Seminf

Fotos: Alexandre Fonseca / Asscom Seminf