08/04/16 | 17:45
Novo semáforo garante mais segurança no trânsito da avenida General Rodrigo Otávio
Novo semáforo ordena o tráfego

Novo semáforo ordena o tráfego e dá mais segurança aos pedestres.

Um novo conjunto semafórico implantado pela Prefeitura de Manaus começou a funcionar nesta sexta-feira, 08, no cruzamento da avenida General Rodrigo Otávio com Avenida das Águias, no bairro São Lázaro, zona Sul. O novo equipamento, instalado pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), passa a ordenar o tráfego de pedestres e veículos, proporcionando mais segurança ao trânsito na área.

Os novos semáforos têm focos em LED que garantem melhor visibilidade durante o dia e à noite. O ciclo de focos verdes e vermelhos dos equipamentos foi programado de acordo com o estudo de fluxo de veículos e pedestres. No local, passam aproximadamente três mil veículos e quatrocentos pedestres por hora, em horário de pico.

A sinalização na área também foi revitalizada. Foram implantadas linhas de bordo de pista e faixas de pedestres, além das placas sinalizando toda a área.

Focos são programados de acordo com o fluxo de pedestres e veículos.

Para o diretor de engenharia do Manaustrans, Mesaque Oliveira, o principal objetivo da intervenção é oferecer mais segurança ao trânsito da área, pois além de duas escolas bem próximas ao cruzamento, há uma vila militar e vários comércios naquele trecho. “Os moradores, os alunos das escolas e os pais destes jovens poderão passar por aqui mais tranquilos, basta esperar que o semáforo feche para os veículos e realizar uma travessia mais segura”, ressaltou.

Para o programador Diego Dutra, 30, que passa com seu veículo pelo local diariamente para ir ao trabalho, essa é uma ótima novidade, pois com o semáforo, poderá passar pelo cruzamento com mais segurança. “Neste local, passam muitas carretas, aqui era difícil e perigoso atravessar com o carro, mas agora me sinto mais protegido contra acidentes”, disse.

Educadores e agentes de trânsito orientam sobre a nova sinalização.

“Eu preciso atravessar aqui todo dia para estudar, muitas vezes tinha que caminhar mais para procurar um lugar mais tranquilo para passar, porque os motoristas passavam direto e não paravam para os pedestres atravessarem”, informou o estudante Daniel Ferreira, 18, que mora a poucos metros do local.

Agentes do Manaustrans permanecerão no local por mais dez dias, orientando moradores, pedestres e condutores quanto ao uso novo equipamento. As equipes operacionais também reforçam o cumprimento às normas de trânsito estabelecidas pela lei.

Texto: Helton de Lima
Fotos: Marinho Ramos