29/05/12 | 18:35
NOVA ROTA DE COLETIVOS MUDA TRÂNSITO NO CENTRO


 

A partir desta quinta feira (31), em virtude da proibição de acesso de ônibus articulados e bi-articulados ao Terminal Central da Praça da Matriz, o Instituto  Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), adotou providências para facilitar o acesso dos coletivos nas ruas incluídas na nova rota e dar opções de entrada e saída de veículos de passeio na zona central. As mudanças no tráfego são conseqüências da enchente do rio Negro no centro de Manaus.

O novo itinerário dos coletivos de grande porte será pela avenida Epaminondas, com desvio para rua Simão Bolívar (Praça da Saudade) e Ferreira Pena. Com a proibição de acesso desses ônibus à rua Marques de Santa Cruz (Terminal Central), as alterações no trânsito do centro da cidade são:

– Os microônibus do sistema Executivo que estavam utilizando a Praça da Saudade, passam a circular na rua 10 de Julho, em direção à avenida Getúlio Vargas, onde seguem o itinerário normal para o bairro;

– Proibição de estacionamento em todo o lado direito da rua 10 de Julho, no trecho entre a rua Epaminondas e Joaquim Nabuco ;

– A rua 10 de Julho será permitida também para  o  trânsito de veículos de passeio;

– Avenida Epaminondas fica para uso exclusivo de transporte coletivo;

– Será proibido o trânsito de veículos na rua Lobo D’Almada, no trecho entre José Clemente e 10 de Julho. Será permitida apenas a entrada de moradores. Haverá, inclusive, uma barreira impedindo o acesso da Lobo D’Almada para a rua 10 de Julho.

– Quem antes acessava rua Lobo D’Almada para sair do centro da cidade, a opção é seguir pela rua 24 de maio e acessar a avenida Eduardo Ribeiro ou a Getúlio Vargas.

Em todas as áreas afetadas haverá agentes de trânsito para orientar condutores. O Manaustrans sugere que a população evite ir de carro para o centro da cidade nesse período de profundas mudanças de tráfego na zona central.