12/08/15 | 22:03
Nova plataforma vai ampliar Faixa Azul para a Torquato Tapajós
A nova passarela, reformada, será concluída em setembro e será entregue junto à nova plataforma do BRS.

Com previsão de entrega para o próximo mês de setembro, a nova plataforma da avenida Torquato Tapajós, na zona Norte, vai ampliar  o projeto Faixa Azul – trecho exclusivo para ônibus do Sistema de Transporte Coletivo – e trazer melhorias para o usuário do serviço. Nesta quarta-feira, 12, o prefeito Arthur Virgílio Neto, visitou o canteiro de obras na Torquato.

“Nosso projeto prevê oito trechos de Faixa Azul, dos quais três já estão implantados. Com essa quarta etapa e mais a criação de uma faixa troncal, que sai do Terminal da Cidade Nova – T3 – até a avenida Constato Nery, vamos concluir a interligação”, explicou. “Até lá, a implantação gradual do sistema já haverá nos possibilitado a redução no tempo de viagem dos ônibus”, completou.

A implantação da plataforma do BRS está orçada em R$ 277.032,74. Essa é a última plataforma, que se somará a 42 já implantadas na cidade. Em média, 70 ônibus de sete linhas, oriundas das zonas Norte da cidade, deverão utilizar a Faixa Azul da avenida Torquato Tapajós ainda este ano. A antiga plataforma que atendia os usuários do transporte coletivo havia sido demolida durante as obras de alargamento e construção da passagem de nível que dá acesso ao conjunto Santos Dumont, zona Centro-Oeste.

A passarela contará com um elevador .

Atualmente, o projeto Faixa Azul está implantado em três pontos da capital: Constantino Nery, Epaminondas e Mário Ypiranga.

Instalação de elevador

O cronograma de obras também contempla a reforma da passarela em frente à entrada do conjunto Santos Dumont, que contará com a instalação de um elevador de acessibilidade, interligado a plataforma do BRS e uma escada de acesso ao lado do elevador. Essa é a segunda passarela com elevador de acessibilidade para pessoas com deficiência. Modelo semelhante já foi implantando na avenida Mário Ypiranga, por meio de medida compensatória.

A nova passarela, reformada, será concluída em setembro e será entregue junto à nova plataforma do BRS, mas o elevador só deve ser instalado em dezembro, devido ao prazo de entrega do fornecedor. Segundo o prefeito Arthur Neto, caso haja alguma desistência por parte de outro cliente da empresa fornecedora, a prefeitura já negociou a antecipação da entrega.

O elevador será instalado entre o meio-fio da passarela e a plataforma do BRS e facilitará o acesso de cadeirantes, idosos e grávidas. A obra está orçada em R$ 344.447,75, incluindo a reforma dos gradis, pintura, instalação de toldos e outras melhorias.

REPORTAGEM: Alita Falcão / FOTOS: Alex Pazuello (Semcom)