11/01/17 | 15:18
Mototaxistas atualizam informações sobre trânsito seguro
Educador do Manaustrans, Werrisson Freitas, coordena a palestra do Condutor Consciente.

O respeito às leis de trânsito, mudança de comportamento ao conduzir o veículo e a importância sobre o uso de equipamentos de segurança, como capacete e botas, são mensagens enfatizadas pelos educadores do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) aos mototaxistas. A palestra faz parte do Projeto Condutor Consciente, lançado em 2014 pela Prefeitura de Manaus, que já alcançou 3.273 motoristas profissionais com orientações sobre trânsito seguro e prevenção contra acidentes.

O Projeto foi lançado, em 2014, pela Prefeitura de Manaus e já alcançou 3.273 motoristas profissionais, com orientações sobre trânsito seguro e prevenção contra acidentes. As aulas para os mototaxistas são realizadas no Centro Educacional de Trânsito da Moto Honda da Amazônia, na zona Leste, um dos parceiros da iniciativa.

O momento era esperado com ansiedade pelo mototaxista André Brito da Silva, que exerce a profissão há dez anos. “A maioria dos motoqueiros tem o aprendizado básico, aqui nós temos a possibilidade de aprofundar nosso conhecimento na condução da motocicleta e otimizar o tempo de vida da máquina, além de manter a segurança do passageiro”, avaliou.

Segundo o diretor-presidente do Manaustrans, Franklin Pinto, a preocupação do prefeito Arthur Neto é salvar vidas no trânsito, “por isso a gestão municipal investe em educação, para promover uma mudança de comportamento dos condutores. Acreditamos que a educação é base de todas as transformações”, disse, anunciando que o Condutor Consciente vai promover novas turmas em 2017.

Piloto da Moto Honda ensina técnicas de pilotagem aos mototaxistas.

O Projeto é realizado em parceria com a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), responsável por encaminhar os mototaxistas legalizados para a palestra, que inclui treinamento de técnicas de pilotagem, sob a orientação de pilotos da Honda da Amazônia. Os motociclistas ainda recebem informações sobre primeiros socorros, além de orientações sobre postura profissional, atendimento ao cliente e atualização do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Reunião da comissão.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) também contribui para a implantação do Condutor Consciente com a participação de técnicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192). As orientações aos condutores fazem parte de uma das ações do Programa “Vida no Trânsito”, que tem como meta a redução de mortes nas vias da cidade. Todos os setores envolvidos no condução do projeto reuniram-se nesta quarta-feira,11, para definir diretrizes para 2017 que incluem a ampliação do trabalho.

O projeto Condutor Consciente já realizou 36 turmas para mototaxistas e 21 exposições para condutores em geral, de empresas públicas e privadas. As palestras atualizam conhecimentos sobre legislação de trânsito e sensibilizam condutores profissionais a contribuir para a harmonia e segurança no trânsito da cidade. Interessados em promover as apresentações para condutores podem entrar em contato com o Manaustrans pelo email educação.manaustrans@pmm.am.gov.br.

FOTOS: Karla Vieira / Semcom