24/07/15 | 11:30
Manaustrans participa de ação para promover a saúde do motorista.
Francisco Rodrigues, do Manaustrans, fala para os motoristas.

“Saúde do Condutor” foi o tema do evento  realizado na manhã desta sexta-feira, 24, no Clube Municipal de Manaus, Zona Norte, promovido pela Prefeitura de Manaus. A ação , organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), fez parte da programação da ‘Semana do Condutor’ coordenada pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans).

Além de orientações sobre a saúde, foram oferecidos serviços gratuitos como expedição de RG e de credencial de estacionamento para vaga especial, cortes de cabelo, massoterapia, serviços médicos, cuidados com a pele e checagem de motocicletas. As atividades fazem parte das ações do Projeto Vida no Trânsito, coordenado SEMSA.

MANAUS/AM - 24/07/2015 SEMANA DO CONDUTOR. FOTO: ALTEMAR ALCANTARA / SEMCOMA equipe de educação do Manaustrans participou com orientações sobre leis de trânsito e comportamento seguro nas vias de tráfego de veículos. Com um stand, profissionais do Setor de Atendimento Especial (SAE) atenderam os motoristas com informações sobre a emissão de credenciais para estacionamento em vagas de idosos e pessoas com deficiência.

“Esse é um dia diferente de todos os outros momentos que nós já trabalhamos. Hoje falamos um pouco de legislação, mas também da qualidade de vida, da necessidade do condutor cuidar da saúde. E ele está aqui para ter a possibilidade de verificar a sua saúde e,  dentro desse contexto, caracterizamos o que é o condutor consciente:  aquele que respeita a legislação, respeita as pessoas,  respeita a si próprio, encontrando uma forma  de cuidar da própria saúde”, alertou o educador  do Manaustrans, Francisco Rodrigues Santos.

Motoristas são orientados a praticar atividades físicas.

Rodrigues também afirma que a poluição sonora é um dos maiores danos para saúde das pessoas. “Além de aspirar o monóxido de carbono, o motorista ainda sofre o dano que é a  poluição sonora. Alertamos para eles terem cuidado, mantendo a manutenção do veículo”, completou.

O motorista de ônibus Miranda Dias, que participou da ação social,  ressalta a importância que orientação pode oferecer aos motoristas. “Fico feliz por termos a oportunidade de receber pessoas qualificadas para nos orientar. Aprendemos que o respeito à sociedade é fundamental, aplicando essas informações  em qualquer momento de nossas vidas, seja em casa ou na rua. Também foi lembrado a importância da saúde  e
a melhor qualidade de vida que,  com certeza,  iremos praticar”, concluiu.

As ações da  “Semana do Condutor” , coordenadas pelo Manaustrans, são direcionadas ao Dia do Motorista, comemorado em todo o Brasil em 25 de julho, e ao Dia Internacional do Motociclista- 27 de julho.

Reportagem : Gabriela Moreno /Assessoria de Comunicão-Manaustrans

Fotos- Altemar Alcântara/Semcom e Marcelo Lima/Manaustrans