18/07/12 | 11:55
MANAUSTRANS MANTÉM FISCALIZAÇÃO NOS ESTACIONAMENTOS DE SHOPPING CENTERS

Condutores sem credenciais são autuados.

No início da tarde desta terça feira (17), agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Transito (Manaustrans) percorreram o estacionamento do Manaus Plaza Shopping, na zona centro sul de Manaus, e flagraram 14 condutores, sem credenciais, estacionados em vagas de idosos e/ou de pessoas com deficiência.  A fiscalização para verificar o respeito às vagas especiais em estacionamentos nos shopping centers é uma operação de rotina do Manaustrans.

Na ocasião, agentes de transito também orientaram condutores a obter a credencial que garante o acesso às vagas especiais para maiores de 60 anos, para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A credencial pode ser adquirida na sede do Manaustrans, Avenida Tefé, 850 – Japiim, no horário das 8 às 14 horas. Os telefones 0800 092 1199 ou 3215 9012 são exclusivos para dar informações sobre o benefício garantido por lei federal.

O estacionamento em vagas especiais é permitido somente para quem tem a credencial. O documento é pessoal, intransferível e deve estar no painel do veículo ou em local visível. Se for constatado que outra pessoa usou o documento para estacionar na vaga especial sem a presença do credenciado, o documento será suspenso.

O Instituto de Trânsito tem a autorização para entrar nos estacionamentos privados desde o dia 28 de fevereiro, quando foi assinado o termo de cooperação técnica firmado entre o poder público municipal e shoppings centers, com o objetivo de fiscalizar o cumprimento das vagas especiais. Quem flagrar um condutor desrespeitando as vagas especiais, pode solicitar a presença do Manaustrans pelo telefone 0800 092 1188.

O uso das vagas em desacordo com as normas será considerado infração leve que prevê multa de R$ 53,20, três pontos na Carteira Nacional de Habilitação e a remoção do veículo.