07/11/13 | 13:26
Manaustrans instala novos semáforos

O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) instalou dois novos semáforos para garantir mais segurança aos pedestres e à circulação de veículos. Os equipamentos foram implantados após pesquisa de tráfego , em atendimento à solicitação da comunidade.

O semáforo instalado na rua Maceió, em frente ao Complexo Municipal de Educação Especial “André Vidal de Araújo” (CMEE), zona Centro Sul, é acionado por botão e substitui a lombada eletrônica que funcionava nessa travessia. Estudos indicaram que o semáforo de pedestres garante mais segurança na travessia de pessoas com deficiência que frequentam a escola.

A lombada eletrônica retirada desse local será implantada na avenida Gal. Rodrigo Otávio, no trecho do bairro Lagoa Verde, na zona Sul. O equipamento de fiscalização eletrônica indica velocidade máxima de 40 quilômetros por hora na via. A previsão é que a lombada entre em funcionamento no início de dezembro, após a realização de testes de aferição.

O segundo semáforo está instalado na rua Rouxinol, esquina com a rua Fênix, na área conhecida como Baixada Fluminense, no bairro da Cidade Nova, zona norte. O Manaustrans instalou esse equipamento após análise técnica indicar a viabilidade, diante do fluxo intenso de veículos e de pedestres no local.

Atualmente a cidade de Manaus possui cerca de 250 cruzamentos semaforizados. Para solicitar a instalação de um semáforo, o representante da comunidade deve encaminhar documento ao Manaustrans acrescentando detalhes sobre a necessidade da sinalização.