11/12/15 | 18:07
Manaustrans encerra ciclo de palestras para envolvidos em crimes de trânsito
Educador Francisco Rodrigues fala para os cumpridores de penas

Oitenta cumpridores de penas alternativas por crimes de trânsito assistiram, nesta sexta-feira, 11, a uma palestra sobre comportamento do condutor, ministrada por um educador do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans). A apresentação encerrou o ciclo de atividades deste ano previsto no Termo de Cooperação Técnica assinado em março entre a Prefeitura de Manaus e o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), para estabelecer penas alternativas aos condutores encaminhados pela Vara de Execuções de Medidas e Penas Alternativas (Vemepa).

O termo determina que além de ouvir as orientações do educador, os cumpridores de penas alternativas também devem prestar serviços comunitários determinados pela Vemepa. Durante o ano de 2015 o Manaustrans ministrou palestras para nove turmas de apenados que totalizaram 357 participantes. Em 2016 novas turmas serão encaminhadas para as palestras de acordo com o cronograma do Tribunal de Justiça.

O projeto de educação para o trânsito, coordenado pelo Manaustrans,  tem o objetivo de sensibilizar o condutor a refletir sobre as situações que os levaram a cometer crimes de trânsito. Durante a palestra os participantes pediram mais esclarecimentos sobre dirigir em velocidade, conduzir alcoolizado, sem habilitação e envolvimento em acidentes com vítimas.

“Sei que o trânsito significa convivência social. Estamos aqui para aprender mais e refletir sobre os nossos atos”, disse um dos participantes. O palestrante do Manaustrans, educador Francisco Rodrigues, reforçou as informações do Programa de Educação para o Trânsito da Prefeitura de Manaus. “Nossa meta é salvar vidas no trânsito. Esse encontro representa uma oportunidade para que os condutores imprudentes pensem sobre suas atitudes e passem a colaborar para um trânsito mais seguro”, enfatizou.