25/09/12 | 14:19
MANAUSTRANS E SEMSA LANÇAM PROJETO VIDA NO TRÂNSITO

A Prefeitura de Manaus, por meio de ações do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e Secretaria Municipal de Saúde, vai investir 250 mil reais em ações para reduzir os números de feridos graves e de mortes no trânsito. O compromisso foi assinado nesta terça-feira (25), durante o lançamento do Projeto Vida no Trânsito, que emprega recursos do Ministério da Saúde.

O termo de adesão ao Vida no Trânsito foi assinado pelo diretor-presidente do Manaustrans, Walter Cruz, e pelo subsecretário-executivo municipal de Saúde, Orestes Guimarães, no auditório da SEMSA. Outras secretarias municipais serão convidadas para ampliar a abrangência do Projeto, em Manaus.

Os recursos serão utilizados na capacitação e formação de pessoal, como profissionais de saúde, de trânsito e de educação. Também vão ser criados mapas que apontarão o horário, local e dias em que costumam acontecer acidentes, para melhorar o planejamento de campanhas educativas e de fiscalização.

– NÚMEROS –De acordo com o Manaustrans , os acidentes com vítimas fatais tem apontado redução de 14,4%, no  período de janeiro a setembro de 2012 (178 vítimas) em comparação com o mesmo período de 2011 (208 vítimas) .  No caso de feridos no trânsito, os números de 2012 apontam que 5.635 pessoas ficaram lesionadas em acidentes, incluindo casos de atropelamentos.
Dados do Ministério da Saúde indicam que mais de 300 mil brasileiros morreram no trânsito, de 2000 a 2008.

Estudos da Organização Mundial da Saúde , de 2009, indicam que 1,3 milhão de pessoas morre anualmente no trânsito e que, até 2030, esse número poderá chegar a 2,4 milhões, caso medidas não sejam tomadas. Os usuários mais vulneráveis são pedestres, motociclistas e ciclistas.

O lançamento do Vida no Trânsito encerra a programação  da Semana Nacional do Trânsito,em Manaus,  que disseminou o tema : “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Não exceda a velocidade, preserve a vida”.