18/11/12 | 13:45
EVENTO NA PONTA NEGRA LEMBRA MORTOS NO TRÂNSITO

Familiares e vítimas do trânsito percorreram o calçadão da Ponta Negra.

O Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito foi lembrado por centenas de pessoas com oração e passeata no calçadão da praia da Ponta Negra, na manhã deste domingo (18). O evento organizado pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2005, para homenagear as vítimas fatais de acidentes, suas famílias e todos aqueles que, de alguma forma, tiveram suas vidas afetadas por essas ocorrências.

A homenagem contou com a presença do arcebispo de Manaus, dom Luis Soares Veira; do prefeito em exercício, Massami Miki , e de parentes das vítimas do trânsito. O religioso proferiu uma oração para lembrar os mortos e fez uma bênção para que as pessoas fiquem livres de acidentes. Massami Miki parabenizou a iniciativa do Manaustrans, ressaltando que ações para evitar mortes no trânsito devem ser realizadas constantemente.

A gerente de Educação para o Trânsito do Manaustrans, Euzeni Trajano, informou que o Instituto tem investido em campanhas e projetos que disseminam informações sobre segurança no trânsito . “Por meio da campanha ‘Tô na Faixa’ estamos conseguindo reduzir mortes por atropelamentos. Com o projeto ‘Transversalizando o Trânsito’, as crianças são educadas, desde muito cedo, a respeitar as leis de trânsito e disseminar essas informações”, informou.

Números – As ações do Manaustrans em busca da segurança viária são permanentes e os resultados estão nas estatísticas que indicam redução de 23% no número de mortos no trânsito em Manaus. No ano de 2011, foram 279 acidentes fatais. Em 2012, até 14 de novembro, foram registradas 213 mortes no trânsito.