25/06/14 | 20:05
Equipamentos reforçaram monitoramento do tráfego durante os jogos

Equipamentos modernos e recursos tecnológicos foram fundamentais para o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) alcançar êxito nas operações de trânsito executadas durante os jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ na Arena da Amazônia. Agentes de trânsito utilizaram rádios comunicadores, painéis de comunicação a LED, gerador de energia e utilizaram imagens captadas em tempo real para monitorar o tráfego.

No Centro de Controle Operacional (CCO) do Manaustrans, situado na zona Centro-Sul, os agentes acompanharam a movimentação da cidade por meio de imagens transmitidas por 240 câmeras instaladas em vários pontos. Por meio da transmissão ao vivo, o Manaustrans conferiu a implementação do Plano de Circulação executado com sucesso no entorno da Arena. A tecnologia também colaborou para monitorar a concentração de torcedores em vários pontos da cidade, nos dias de jogos da Seleção Brasileira.

O trabalho executado no CCO não sofreu interrupção graças à instalação de um gerador de energia no local. O equipamento garantiu o funcionamento dos monitores e do sistema de rádio comunicação, mesmo com as variações no fornecimento da energia elétrica no bairro. O atendimento ao público, por meio do telefone 0800 092 11 88, também foi garantido.

A utilização de painéis de aviso com iluminação a LED foi uma das estratégias utilizadas pelos Manaustrans para orientar o tráfego dos condutores. Em cada barreira de interdição, havia um painel para informar as alternativas de itinerário. A estratégia colaborou para dar mais fluidez ao tráfego.

Os rádio-comunicadores foram utilizados pelos  agentes que diariamente foram às ruas, durante as quatro partidas do mundial realizadas em Manaus e nas áreas com transmissão dos jogos da Seleção Brasileira, como o telão público na rua Itaúba, na zona leste e o Fifa Fan Fest, no Complexo Turístico da Ponta Negra.

Painel de LED com indicação de itinerário