19/01/16 | 18:04
Educadores do Manaustrans realizam atividade para crianças do Prosamim.
Crianças aprendem a fazer travessia segura.

Crianças participaram da oficina de educação de trânsito promovida pela equipe de educadores do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) , durante a tarde desta terça-feira, 19. A programação ocorreu no Escritório de Sustentabilidade Social do Prosamim no São Raimundo, zona Centro-Oeste.

Durante a ação, as crianças assistiram a vídeos infantis, participaram de brincadeiras educativas de travessia na faixa de pedestres e ganharam kits com jogo de memória, baralho e dominó, todos com tema de trânsito. Alguns pais acompanharam a programação.

Para Samuel Gonçalves, 10, as pessoas devem ter mais atenção ao atravessar a rua. “Hoje eu aprendi que preciso esperar o sinal ficar vermelho para os carros e verde para mim, antes de atravessar, e que não posso sair correndo na rua”, ressaltou o menino.

Educadores ensinam sobre sinalização

Segundo a mãe de uma das crianças, Alessandra Souza, 39, dona de casa, é necessário que aconteçam mais iniciativas como esta. “Nós precisamos de mais educação, e é bom começar pelos nossos filhos, acho que esse é o melhor caminho”, comentou.

Conforme a assistente social do escritório de sustentabilidade, Simone Malaquias, 33, muitas das crianças da comunidade e do entorno já vão sozinhas para a escola, o que aumenta a necessidade de ensinar como se portar no trânsito. “As nossas crianças precisam de orientação, a atividade desenvolvida é muito importante, pois as crianças já andam perto de casa, vão à escola sozinhas e precisam saber quando devem esperar para atravessar e que precisam olhar para os dois lados também”, enfatizou.

A iniciativa da Prefeitura de Manaus, por meio das ações integradas do Manaustrans, visa oferecer educação na base da formação das crianças e contribuir para que elas tornem-se cidadãos que fazem a diferença no trânsito da cidade, seja como pedestre, condutor, motociclista, ciclista ou qualquer outro que faça parte desse contexto.

TEXTO: HELTON DE LIMA

FOTO: MARCELO LIMA