08/08/19 | 17:05
Dia Mundial do Pedestre – Prefeitura destaca redução de 13% nas mortes de pedestres, em Manaus

Educadores orientam pedestres.

Campanhas constantes em educação de trânsito e fiscalização ostensiva desenvolvidas diariamente pela Prefeitura de Manaus , por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Gestão de Trânsito, resultaram na redução de 13,79% nos casos de mortes de pedestres nas ruas e avenidas da cidade. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 08/08, no Dia Mundial do Pedestre.

Para marcar a data, educadores do IMMU realizaram na Avenida Noel Nutels, uma das mais movimentadas da zona Norte, uma ação do projeto Manaus na Faixa na frente de um shopping center,. Lançado em 2011 com objetivo de promover o convívio harmônico entre motoristas e pedestres, o Manaus na Faixa tem contribuído de forma decisiva para a mudança de comportamento de pedestres, promovendo redução de acidentes e mortes no trânsito.

De acordo com dados do setor de Estatística do IMMU, de 1 de janeiro a 6 de agosto de  2019, cinquenta pedestres foram vítimas fatais em acidentes, em Manaus. No mesmo período de 2018, cinquenta e oito pessoas perderam a vida em ruas e avenidas da capital do Amazonas.

O Manaus na Faixa promove ações diárias em locais com faixa sem semáforo. A tarefa dos educadores de trânsito da Prefeitura de Manaus é orientar os pedestres sobre a forma segura de fazer a travessia. As pessoas a pé são incentivadas a fazer o gesto com o braço estendido (“sinal da vida”), de forma que possam ser visualizadas pelos motoristas. Os condutores são orientados a parar o veículo e dar a prioridade às pessoas que fazem a travessia.

A equipe de educação de trânsito da Prefeitura de Manaus realiza o trabalho de orientação e respeito às leis de trânsito, diariamente, para ciclistas, motociclistas, motoristas e pedestres. As ações são realizadas gratuitamente nas escolas, nas ruas, nas palestras em empresas e instituições em geral. Para solicitar a presença dos educadores do IMMU, o contato é pelo email educação.manaustrans@pmm.am.gov.br.