05/11/12 | 12:38
CONQUISTA DE PRÊMIO NACIONAL E REDUÇÃO DE ACIDENTES MARCAM AÇÕES DO MANAUSTRANS

A  iniciativa do Manaustrans de inserir o tema TRÂNSITO no conteúdo curricular das escolas municipais resultou na conquista do segundo lugar nacional do Prêmio Denatran de Educação no Trânsito, para o órgão gestor da Prefeitura de Manaus. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (05), pelo presidente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito, Walter Cruz. O Manaustrans concorreu com mais de quatro mil trabalhos de todo o Brasil e ganhou o prêmio com o projeto Transversalizando, lançado pelo Instituto em junho de 2011, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) .

O tema trânsito faz parte do conteúdo das escolas municipais.

O anúncio da conquista do Prêmio ocorre na mesma ocasião em que o Manaustrans registra uma redução de 32% nos índices de acidentes fatais no mês de outubro de 2012, em comparação com o mesmo período de 2011. A redução reflete os resultados das atividades desenvolvidas pela Prefeitura de Manaus, a partir da implantação do Plano de Gestão de Trânsito que projeta e executa ações de Engenharia, Educação e Fiscalização. Entre as ações que colaboraram para a queda no número de acidentes, estão: a presença  de agentes de transito nas ruas da cidade; Revitalização da sinalização, com novas faixas de pedestres e placas; Implantação de equipamentos de fiscalização eletrônica e de programas de Educação, como o “Tô na Faixa” e o “Transversalizando”.

Os resultados positivos do Transversalizando motivaram o Denatran a  conceder o Prêmio ao Manaustrans, na categoria Educação no Trânsito. O prêmio é concedido a  órgãos e entidades do Sistema Nacional do Trânsito, organizações, instituições ou empresas (com ou sem fins lucrativos) que promoveram programas e/ou  projetos de educação no trânsito. Os trabalhos inscritos nesta  categoria deverão ter sido executados, em conformidade à legislação vigente e à Portaria nº 147/09 Denatran.

Projeto Transversalizando o Trânsito – Criado em 2011 pelo Manaustrans com o objetivo de inserir o tema Educação no Trânsito na grade curricular de escolas municipais. Atualmente o Transversalizando  está implantado em 59 escolas municipais e já capacitou cerca de 690 professores no município para que possam inserir o tema Trânsito em suas disciplinas. Mais de 20 mil estudantes dos ensinos infantil e fundamental foram alcançados com as informações.

O Manaustrans formou uma comissão de educadores e técnicos ligados à Secretaria Municipal de Educação para implantar e acompanhar o Transversalizando o Trânsito nas escolas.A partir da implantação do Projeto, o tema trânsito não é tratado nas escolas somente em datas comemorativas. Atitudes de respeito ao pedestre e às leis do trânsito são temas transversais e inseridos no conteúdo de disciplinas como português, matemática , história etc. A escola que adota este tema no currículo recebe a implantação de uma faixa de pedestres, vermelha e branca, em frente à instituição de ensino.

Prêmio DENATRAN – O Prêmio Denatran de Educação no Trânsito é realizado anualmente e tem como principal objetivo incentivar a produção de trabalhos técnicos, científicos e artísticos voltados ao tema trânsito. As comissões julgadoras serão instituídas por Portaria do Denatran e integradas por pessoas com comprovado conhecimento técnico sobre o tema.

Concorrem alunos de instituições de ensino públicas ou privadas; educadores; Órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT);  Organizações, instituições ou empresas (com ou sem fins lucrativos) e pessoas físicas.