22/07/15 | 17:50
Ciclo de Palestras discutiu trânsito sob o ponto de vista da saúde pública; ciclismo e relacionamento entre cidadãos
thalita

Thalita Neves.

O segundo dia do Ciclo de Palestras , programação de que faz parte da Semana do Condutor, evento da Prefeitura de Manaus , organizado pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), discutiu o tema trânsito sob o ponto de vista dos impactos na saúde pública; ciclismo e relacionamento entre cidadãos. A programação da Semana continua até o dia 27, com atividades nas ruas, empresas públicas e privadas.

A primeira palestrante foi a assistente social da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Thalita Renata Oliveira das Neves que falou sobre o tema “Impactos dos acidentes de trânsito no sistema de saúde”. Ela revelou dados dos estudos desenvolvidos pelo projeto Vida no Trânsito, coordenado pela SEMSA, que apontam a velocidade como principal causa dos acidentes de trânsito registrados em Manaus. “Desenvolvemos ações constantes de prevenção, pois acreditamos que somente a conscientização do condutor poderá mudar essas atitudes e, assim, evitar os casos de morte por acidente de trânsito”, revelou.

jordan_santagata

Fátima Santagata e Jordan Gouveia.

Os palestrantes Jordan Fonseca Gouveia e Maria de Fátima Santagata, falaram sobre a “Bicicleta como meio de transporte  sustentável e Ciclocidadania”. Jordan, é presidente da Comissão dos Ciclistas do Amazonas, articulador do Bike Manaus e vice-presidente da Federação de Ciclismo Amazonense. Fátima é ciclocidadã, comunicadora social e radialista. Os dois defenderam a ampliação das perspectivas para o uso da bicicleta como meio de transporte e pediu mais respeito da sociedade a esse modal.  “O condutor deve estar sempre atento, pois os veículos maiores são responsáveis pelos veículos menores.  Então, a preferência é dos ciclistas e  todos devem respeitá-los”, alertou Maria de Fátima, ao revelar dados sobre o crescente número de ciclistas em Manaus.

Prof. Luiz Antonio.

Para encerrar o ciclo de palestras, o professor e mestre em Ciências Sociais da Universidade do Amazonas (UFAM),  Luiz Antonio Nascimento de Souza , falou sobre “Trânsito: eu X outro”. Ele apresentou a evolução da sociedade até chegar aos dias atuais, destacando a convivência dos cidadãos com o trânsito. “A proposta para mudar o trânsito de Manaus deve ocorrer a partir de uma ação pedagógica, visando a mudança de comportamento.  Temos que mudar o comportamento individual, para alcançar o comportamento coletivo”, destacou o professor.