22/09/15 | 17:16
Ciclistas e universitários participam de atividades sobre trânsito mais seguro
Ciclistas e universitários participem do Trânsito em Conexão.

Um encontro entre ciclistas e universitários marcou a programação da Prefeitura de Manaus para a Semana Nacional do Trânsito, que lembrou o Dia Mundial sem Carro, na noite desta terça-feira,22. O evento reuniu os participantes de duas atividades promovidas pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) que chamaram a atenção para mudanças de atitudes que resultem em trânsito mais seguro para todos.

O primeiro evento atraiu os universitários para o auditório da Universidade Paulista (Unip), na zona Centro-Sul. Cerca de 150 estudantes participaram de mais uma etapa do projeto “Trânsito em Conexão – o papo é: segurança no trânsito!”, direcionado para o público universitário. Durante a palestra, o educador do Manaustrans, Francisco Rodrigues, convocou os universitários a refletirem sobre  condutas para evitar acidentes de trânsito.

Passeio ciclístico saiu do Parque dos Bilhares em direção à Unip.

Enquanto a apresentação era realizada no auditório, um grupo de aproximadamente 200 ciclistas saia do Parque dos Bilhares, também na zonaCentro-Sul, em direção à Unip. Durante o percurso, os ciclistas pediram mais respeito aos que utilizam a bicicleta como lazer ou para transporte pessoal. “Queremos que todos que estão no trânsito coloquem em prática atitudes de compartilhamento das vias com os ciclistas”, enfatizou Jordan Fonseca, presidente do Associação dos Ciclistas do Amazonas. Na ocasião, foi exibido um vídeo com depoimentos de ciclistas de vários grupos de Manaus.

O passeio ciclístico terminou dentro do campus da Unip, ocasião em que os ciclistas se uniram aos universitários que estavam na palestra do Trânsito em Conexão. Um vídeo foi apresentado pela Associação, com depoimentos de ciclistas de vários grupos de Manaus. O diretor presidente do Manaustrans, Paulo Henrique Martins, falou aos dois grupos. “A Prefeitura de Manaus mantém ações educativas constantes para evidenciar o respeito aos ciclistas, motoristas e pedestres, reforçando que todos devem compartilhar bons exemplos no trânsito. Nossa missão é colaborar para construir uma consciência de respeito entre todos que estão nas vias”, concluiu.

Fotos : Marinho Ramos/Semcom