17/04/19 | 19:40
Blitz educativa para motociclistas lembra Dia Nacional da Paz no Trânsito

Motociclistas que trafegaram na Avenida Av. Desembargador Felismino Soares, bairro Colônia Oliveira Machado, zona Sul, na manhã desta quarta-feira, 17/4, receberam orientações sobre comportamento seguro no trânsito durante a atividade da Prefeitura de Manaus para lembrar o Dia Nacional da Paz no Trânsito, comemorado no dia 21 deste mês. A ação coordenada pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e contou com o apoio do Detran, Samu, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Policia Militar e da Honda da Amazônia,    incluiu a exibição de filmes educativos para os condutores.

A blitz educativa realizada em frente ao Comando de Policiamento de Área Sul (CPA SUL), foi direcionada para motociclistas, motoboys e moto taxistas. Após a abordagem na via, os condutores foram convidados a  acompanhar uma palestra proferida por um educador do Manaustrans e assistiram a vídeos sobre  comportamento seguro no trânsito, como evitar infrações e como se comportar em uma blitz policial.

A presença dos agentes de trânsito colaborou na ação para reforçar os condutores sobre a importância de circular com a documentação em dia, uso do capacete e dos assessórios de segurança. “Estamos aqui nessa grande ação educativa para alertar aos motociclistas que a vida vale muito mais. Suas atitudes devem ser sempre de respeito, harmonia e de obediência as leis de trânsito, além de um bom convívio com os pedestres e aos demais condutores na via”, alertou a chefe de divisão do setor de educação do Manaustrans, Maria Rita.

Para o motociclista Otaviano Rocha, 22, a abordagem educativa é importante porque orienta os condutores sobre medidas de segurança e respeito aos demais condutores. “Nosso trabalho é todo tempo nas ruas e deixamos muitas das vezes de obedecer os princípios básicos como respeitar a sinalização, o sinal vermelho e não fazer retorno proibido. O trânsito é mais do que isso, também é segurança e respeito aos demais”, analisou, Rocha.

Segundo o comandante da CPA Sul, Major, Leandro Benevides, o projeto é essencial para orientar condutores a dirigir com segurança e como se comportar em uma abordagem policial. “Peço aos motociclistas que quando forem abordados por um PM, que não faça movimentos bruscos, apenas faça o que lhe for orientado, não discuta, não retire o capacete sem ser pedido e procure manter a calma”, orientou o major.

O estilo de abordagem educativa do Manaustrans faz parte do projeto ‘Cine Moto’ idealizado pela Polícia Rodoviária Federal que, na versão municipal, tem o  apoio do Programa Vida no Trânsito. Os condutores abordados, ao final da sessão de filmes, ainda recebem cartilhas  de orientação sobre trânsito seguro e camisas do projeto.