09/05/12 | 9:14
ALÇA INFERIOR DA PONTE DOS BILHARES ESTÁ INTERDITADA

A partir desta quarta-feira (09) a alça inferior da Ponte dos Bilhares, utilizada como retorno para a avenida Constantino Nery, será totalmente interditada nos dois sentidos. O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) decidiu pela interdição para garantir a segurança do tráfego ao constatar que a área está alagada pela enchente do Igarapé do Mindu.

Com a interdição, o retorno no sentido centro/bairro deve ser feito na mesma avenida, a um quilômetro depois da ponte, no semáforo em frente à panificadora Núbia. O canteiro central desse trecho da avenida será reaberto, excepcionalmente, pelo Manaustrans enquanto o retorno embaixo da ponte estiver fechado. No sentido bairro/centro, a opção para retornar deve ser pela avenida São Jorge, rua Artur Bernardes e avenida Constantino Nery.

A área fechada está sinalizada e será monitorada por agentes de trânsito. Somente quando as águas começarem a baixar, o trecho da alça inferior da Ponte dos Bilhares será reaberto ao tráfego.

PLANO EMERGENCIAL- O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) elaborou um Plano Emergencial para promover um trânsito seguro em função do alagamento de algumas vias da cidade provocado pela subida das águas do rio Negro e dos igarapés. O objetivo é estabelecer rotas e caminhos alternativos para desviar usuários das áreas afetadas e assegurar a mobilidade de pedestres e condutores.

O Manaustrans identificou que algumas ruas dos bairros do Centro, São Geraldo, São Raimundo, Educandos, Glória, Raiz, Presidente Vargas, Betânia e São Jorge estão ameaçadas pela enchente. As áreas estão sendo monitoradas diariamente por agentes de trânsito preparados para intervir caso seja necessário fazer a interrupção do tráfego.

A atenção está direcionada ainda para áreas como as ruas Barão de São Domingos, no trecho entre as ruas Pedro Botelho e Tabelião Lessa e o final da avenida Eduardo Ribeiro, entre a Sete de Setembro e Marques de Santa Cruz.

Além da alça inferior da Ponte dos Bilhares, o Manaustrans também interditou, desde o dia 30 de abril, o trecho da rua dos Barés, esquina com a Joaquim Nabuco, no centro da cidade.