14/12/16 | 21:06
AÇÃO CONJUNTA DO MANAUSTRANS E PM ORIENTA MOTOCICLISTAS  PARA TRÂNSITO MAIS SEGURO

Abordagem educativa aos motociclistas.

O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) e Polícia Militar realizaram ação de educação no trânsito no bairro Cidade de Deus, zona Norte, na manhã desta quarta-feira, 14. Cerca de duzentos motociclistas foram abordados durante a atividade que incluiu a exibição de filmes educativos para os condutores .

A ação realizada na Rua N. Sra. da Conceição , em frente à sede da 13º Companhia Interativa Comunitária (Cicom),foi direcionada para motociclistas, motoboys e moto taxistas. Após a abordagem na via, os condutores foram convidados a acompanhar uma palestra proferida por um educador do Manaustrans e a vídeos sobre comportamento seguro no trânsito, como evitar infrações e como se comportar em uma blitz policial.

O estilo de abordagem educativa faz parte do projeto ‘Cine Moto’ idealizado pela Polícia Rodoviária Federal que, na versão municipal, está sendo coordenado pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), com apoio do Programa Vida no Trânsito. Os condutores abordados, ao final da sessão de filmes,

ainda recebem cartilhas de orientação sobre trânsito seguro e camisas do projeto.

Para a chefe de divisão do Manaustras, Lucijane Barros, as ações cooperam para diminuição de acidentes. “A abordagem é justamente para que os

Palestra do educador de trânsito Werisson Freitas.

condutores se conscientizem de que o trânsito faz muitas vítimas e que eles podem colaborar com a própria segurança e a dos outros”, alertou.

Para o motociclista Marcos Gomes, a abordagem educativa é importante, porque orienta e conscientiza os condutores sobre medidas de segurança. “Nós trabalhamos todos os dias nas ruas e nos preocupamos apenas em não avançar de sinal, transitar sem capacetes. Mas esquecemos de usar

cotoveleiras, antena de proteção para nos proteger e trafegar com segurança”, analisou.

De acordo com o tenente Michel, da 13° CICOM, o projeto é essencial para orientar condutores a dirigir com segurança e como se comportar em uma abordagem policial. “Informamos para os motociclistas que devem atender apenas o que for solicitado pelo policial e não devem fazer movimentos bruscos no momento da abordagem “, orientou.

Reportagem e Fotos: Marcelo Lima / Ascom Manaustrans